sábado, 12 de novembro de 2011

A Rádio Voz de Quelélé está a transmitir em directo, as actividades comemorativas dos 20 anos da ONG-AD

Neste momento a RVQ, está a transmitir em directo as actividades comemorativas dos 20 anos da Organização Não Governamental Nacional, Acção para o Desenvolvimento.

As bancadas do campo polivalente de Quelélé, já estão quase lotadas.

Comemoração dos 20 anos da ONG-AD

Tudo já está preparada para o inicio da festa das comemorações dos 20 anos da ONG guineense Acção para o Desenvolvimento.

O acto comemorativa se realiza no Campo Polivalente do bairro de Quelélé, com actuação dos artistas da nova geração e com a participação dos diferentes grupos da Mandjuandadi do mesmo bairro.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Inicio de aulas no centro académico em Bor


O centro académico José Carlos Schwartz construído em Bor há um ano, só funciona este ano. A revelação foi feita hoje pelo responsável do centro em entrevista exclusiva a Programa Show Interactivo da RVQ.

Segundo Edison Gomes Pereira, o atraso se deveu com a falta de alguns materiais ou seja instrumentos musicais.

Trata-se de uma iniciativa privada de um grupo dos cidadãos nacionais que pretendem divulgar, formar e promover interessados nas áreas da música e artes.

“Chamamos o centro de José Carlos Schwar tz, porque é o maior ícone da música moderna guineense, é necessário sempre homenagear está figura incontornável “ Explica o responsável do centro académico José Carlos Schwar tz.

Ele disse também que o centro tem a perspectiva para a abertura das aulas de literatura, artes plásticas, escultura e igualmente pretende iniciar a gravação no estúdio e promoção de eventos culturais e académicos.

 “As aulas de piano e guitarra já iniciaram” Conclui.

Missão angolana fica o tempo que Bissau quiser

O secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, garantiu na terça-feira em Bissau que a Missang, de apoio à reforma das forças de segurança, ficará no país «o tempo que as autoridades da Guiné-Bissau quiserem».
Angola tem desde 21 de março deste ano uma Missão Militar na Guiné-Bissau (Missang), composta por cerca de 200 elementos de várias especialidades e destinada a apoiar a reforma das forças de defesa e segurança, que está em curso.
Manuel Augusto, desde segunda-feira em Bissau, encontrou-se com o Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, a quem entregou uma mensagem do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e com quem discutiu a cooperação entre os dois países.

Lançamento formal do prpjecto de reestruturação da EAGB

Os contratos de Parceria Público-Privadas ao serviço da distribuição de água e de electricidade em Bissau é uma das matérias a serem tratadas num atelié de formação, promovido pela Direcção-Geral da Economia, de 9 a 11 de Novembro na capital.
A sessão inaugural, com início às 09:00H, na quarta-feira, no Hotel Coimbra, é presidida pela ministra da Economia, do Plano e da Integração Regional, Helena Nosolini Embaló, que fará também o lançamento formal do prpjecto de reestruturação da EAGB, a empresa pública de electricidade e água da Guiné-Bissau.
O primeiro dia do seminário vai ser dominado pela apresentação dos pré-requisitos das Parcerias Público-Privadas, as suas definições, tipologia, natureza e forma, bem como à identificação dos principais riscos dos projectos deste tipo. Esta sessão vai estar a cargo de Elan Cusiac-Barr, o encarregado de serviços de conselho em matéria de PPP da Sociedade Financeira Internacional (SFI), organismo do Grupo Banco Mundial que dá uma assessoria técnica à Guiné-Bissau neste domínio.
O restante programa da formação é dedicado a análise das Parcerias Público-Privadas em diferentes sectores das infra-estruturas, assim como ao estudos de experiências de PPP em países africanos.

Os Governos da Guiné-Bissau e de Portugal estudam possível parceria para controlo automatizado de passaportes

A Guiné-Bissau e Portugal estão a avaliar a possibilidade de uma parceria para facilitar a fiscalização de fronteiras, através do controlo automatizado de passaportes electrónicos, anunciou na terça-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
Em comunicado, o MAI refere que os ministros da Administração Interna português, Miguel Macedo, e do Interior guineense, Fernando Gomes, "decidiram avançar com uma avaliação conjunta" para estabelecer, "a muito curto prazo", uma parceria entre as autoridades de ambos os países "em matéria de facilitação do controlo de fronteiras".

Em causa está a possível aplicação na Guiné-Bissau da tecnologia concebida por Portugal de controlo automatizado de passaportes electrónicos (Sistema RAPID), à qual já anuiu Angola.

Miguel Macedo recebeu na terça-feira o seu homólogo guineense, num encontro que serviu para fazer o balanço da cooperação de Portugal e Guiné-Bissau na segurança interna.

Na deslocação que fez a Portugal, o ministro do Interior guineense visitou a GNR, a PSP e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

DESPORTO: Luís Filipe Vieira recusa racismo no Benfica, Godinho Lopes quer vestir Mantorras... à Sporting

Benfica e Sporting premiados pela Confederação Desporto. Luís Filipe Vieira sai em defesa de Javi García e diz que o «racismo não faz parte da história do Benfica». Godinho Lopes deixa promessa curiosa: «Vou vestir camisola do Sporting a Mantorras».

A Confederação do Desporto de Portugal premiou o Benfica e o Sporting com o prémio Alto Prestígio, entregue durante uma gala no Casino Estoril aos presidentes Luís Filipe Vieira e Godinho Lopes.

Vieira aproveitou a oportunidade para comentar o facto de Javi García ter sido acusado de racismo por Alan, jogador do SC Braga.

«Esta gala é o local apropriado para dizer, alto e em bom som, que o racismo não faz parte da história e da maneira de estar do Benfica. Nem sempre é quem mais grita quem tem razão. Há coisas que não são para resolver na comunicação social, mas sim no sítio certo. O Benfica é de Portugal, de Angola, de Moçambique, de São Tomé, do Brasil... O Javi é um grande profissional, confio na palavra dele e no seu carácter», disse Luís Filipe Vieira.

O presidente dos leões, Godinho Lopes, por seu turno, de viagem marcada para Angola com o Sporting, aproveitou também para brincar com os rivais de Lisboa e prometeu algo que muitos ficaram à espera de ver se será mesmo verdade...

«Em Angola irei aproveitar para homenagear Dinis, um grande ex-jogador do nosso clube. Mas, contudo, aproveitarei igualmente para homenagear um jogador que é muito querido pelos benfiquistas, mas que é um grande sportinguista, o Mantorras, a quem irei vestir uma camisola do Sporting», prometeu Godinho Lopes.