segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

FUNDACAO RICARDO SANHA DESEJA QUE OS MEDICOS GUINEENSES NA DIASPORA REGRESSAM AO PAÏS

O secretário executivo da fundação Ricardo Sanha defendeu numa entrevista a RVQ a partir de Lisboa conduzida pelo nosso colega Lamine Camara que a sua instituição quer que os médicos Guineenses que se encontra na diáspora regressem a origem com o propósito de darem seus contributos com filhos da terra.
Ricardo Sanha os quadros médicos estão ansiosos de poderem ajudar o sector de saúde guineense sobretudo seus irmãos carenciados, tendo sustentado que o regresso dos mesmos é mais uma valia para os técnicos e o sector de saúde nacional, porque irão permitir a troca de experiencia nos deferentes domínios da saúde.

Questionado sobre trabalhos realizado no ano transacto Sanha qualificou positivo as acções da fundação, embora descontente com a situação de miséria em que vive os seus conterrâneos no país natal isso em diferentes aspectos sociais.


OS DOIS SINDICATOS DE PROFESSORES SINAPROF/SINDEPROF NAO FALAM A MESMA LINGUA SOBRE A GREVE NO SECTOR EDUCATIVO

Numa conferência de imprensa realizada hoje o presidente do Sindicato nacional dos professores Luís Nancassa disse que a SINAPROF não vê o porque de ir a greve e nem pode solidarizar-se pois é proibido pela lei sindical Nacional. Nancassa foi ainda mais longe assegurando que a classe prometeu um benefício de dúvida ao executivo e este por seu turno já esta a tentar cumprir com seus deveres.
Questionado sobre boatos que se vinculam nos bastidores de ele ser o porta-voz do governo, Nancassa desvalorizou tais e prometeu trabalhar arduamente em prol dos docentes.
Já o Sindicato Democrático dos Professores SINDEPROF declara ter entregado ao governo um pré-aviso de greve que terá início depois de amanha com duração três dias, o anúncio foi feito numa conferência de imprensa também realizada hoje na sua sede. O presidente da comissão de greve Eugúbio Co lamenta a falta de vontade de governo em negociar com a classe, tendo apelado aos professores aderirem a greve pois os docentes merecem ser tratados co respeito e dignidade como pessoa humana.
De referir que a greve vem na sequencia das reivindicações dos últimos anos, no caderno apresentado constam dezassete pontos entre os quais: efectivação de professores, pagamento de dívidas, pagamento de diuturnidade. Esta é a primeira vez que os dois sindicatos não se entendem depois do regresso do prof. Luís Nancassa a testa do SINAPROF.

por: Antonio da Costa/Mamadu Dabo-estagiarios    

FALECEU EMIDIO SILVA MONTEIRO SECRETARIO-GERAL DA RENAJ

Emídio Silva Monteiro vulgo (You) faleceu ontem vítima de doença prolongada, o malogrado foi líder destacado da Rede Nacional das Associações juvenis da Guiné-Bissau RENAJ, professor no centro de formação técnico profissional O HORIZONTE, liceu Dr. Agostinho Neto e escola adventista BETEL.
Sobre o assunto recebemos duas notas de condolência, um do Fórum Nacional da Juventude e População-FNJP e a Associação para a Solidariedade e Acção ASA, que endereçam as suas mais sentidas condolência a qual a direcção da RVQ se junta desejando que a sua alma descanse em paz. 

sábado, 3 de janeiro de 2015

A ESCOLA DE ARTES E OFICIOS DE QUELELE PASSARA A FUNCIONAR COM SISTEMA DE ENERGIA RENOVAVEL

Numa entrevista hoje a RVQ o director da EAO/Quelele Jorge Camilo Handem conduzida pelo jornalista Amadú Tidjane Sal Jorgito como é conhecido assegurou que a sua instituição já tem um financiamento por parte da cooperação portuguesa para aquisição de painéis solares para o funcionamento da escola e seus polos.
a EAO é centro de formação de referencia no país na matéria de instalação de painéis mas que até gora funciona a base de um sistema de gerador, coisa que não vai ao encontro da filosofia da ONG AD que é conservadora da natureza.
No mesmo âmbito Jorgito afirma que o presente ano vai ser de labor para manter ou aumentar a performance da escola, tendo anunciado a implementação do novo curso de reparação e montagem de aparelhos de frio e intensificação do curso de instalação de painéis solares.

Na mesma entrevista qualificou positivo o ano findo para sua instituição embora suportando que foi ano mais pesado para si e para a AD pela perda do expoente máximo da ONG Carlos Silva (Pipito).  

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

EXCESSO DE CARGA E FALTA DE VISTORIA POR PARTE DE AGENTE DA CAPITANIA DO PORTO TITINA SILA DE FARIM, PROVOCOU A PERDA DE VIDA DE SEIS PESSOAS

entrevistado pelo nosso repórter/colaborador Issa Faty o secreta da administração sectorial de Farim Pedrinho Pedro De Graça apontou negligencia como factor provocante do acidente, afirmando que a piroga é nova construída com madeira de Bicilao, e que não tinha condições de navegação imediata, onde por outro lado disse que a piroga por alem de estar superlotada não foi feita a vistoria por parte das autoridades marítimas do porto.
Questionado se existe ou não pessoas afecto aos serviços de protecção civil Pedrinho disse que existe só e só uma pessoa que não é ouvida no porto.
Já a governadora de Oio Anita Djalo Sani também ouvida pelo nosso repórter num serviço especial a RDN assegurou que doravante pirogas sem coletes salva-vida no rio de Farim.      

O naufrágio aconteceu quando a piroga transportava quinze pessoas dentre os quais nove foram resgatadas com vida. 

por: AmadúTidjane Sal

Fundação de Crianças Órfãs e idosos de Caio realizou uma visita ao centro de Saúde Bacar Balde do bairro de Quelélé

Uma delegação da fundação liderada pelo seu presidente Fernando Campara Gomes visitou o centro de saúde de Quelele no dia trinta e um do mês findo com o propósito de inteirar das dificuldades do centro e semear parcerias entre as duas instituições em prol das crianças e idosos, com assegurou Fernando depois de percorrer todas as instalações.
Já a directora do estabelecimento hospitalar, Constantina Correia Umpeça abriu as portas para uma parceria solida entre as duas instituições em prol dos mais necessitados, tendo enumerados algumas dificuldades que o centro se enfrenta entre os quais  falta de espaço e o tamanho do mesmo centro que funciona sem armazém.

De referir que a fundação das crianças órfãs e idosos de caio realizou a identificação das crianças órfãs, abandonadas ou de rua, vitimas de conflito conjugal familiares e idosos no bairro de Quelele de 17 de Novembro a 02 de Dezembro de 2014, sendo apurados 643 indivíduos.
o bairro de Quelele alberga neste momento de 32941 habitantes.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Guiné-Bissau Empresa russa explora areias pesadas em Varela


O Governo de transição da Guiné-Bissau concedeu licença a uma empresa russa para explorar areias pesadas na estância balnear de Varela (norte), numa área de 450 hectares, anunciou o ministro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes, citado pelo semanário O Democrata.

O ministro anunciou que o contrato, com a empresa Potô Sociedade Anónima, foi assinado em finais de Dezembro e que a exploração das areias começará ainda este mês.  
 
O ministro referiu que só autorizou a concessão após receber estudos de impacto ambiental e estimativas de resultados económicos da exploração das areias pesadas, que são tidas como presentes em grande quantidade em Varela e em outras regiões da Guiné-Bissau.  
 
Das areias pesadas podem ser extraídos minérios utilizados em indústrias de alta tecnologia.  
 
"Devo dizer que esta areia não existe só em Varela. Existe muita em diferentes pontos do país, que não vou dizer agora. Só que temos que ser sérios, honestos e gerir aquilo bem. Ter a capacidade de negociar, pôr os interesses do Estado acima dos nossos interesses. Não andar a fazer trafulhas, passar licenças para ganhar dinheiro a torto e a direito", afirmou Daniel Gomes.