quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A greve decretada pelo SINDEPROF é ilegal disse Odete C. Semedo M.E.N numa conferencia de imprensa hoje

A ministra da educação nacional Maria Odete Costa Semedo afirma que a greve decretada pelo Sindicato democrático de professores é uma greve sem cabimento, pois o referido sindicato não tem razão e o que reivindicam não faz parte do mandato da mesma. Semedo explica que a diuturnidade é direito somente dos professores efectivos e quadros do ministério, não aos contratados/novos ingressos classe que a SINDEPROF representa.
Segundo a Ministra a diuturnidade é um bónus dado aos professores com mais de cinco anos de função e mérito reconhecidos.
A titular da pasta da educação pediu ao sindicato que se reconsidere pois o momento é de procura de consensos para construção da nação e busca de paz social entre os actores do sistema. Quanto ao pagamento de diuturnidade para todos funcionários do ministério da educação, isso cabe ao governo não ao ministério por si só e pediu seriedade nas reivindicações, caso contrário os professores que aderirem a greve podem ser postos na regra de requisição civil pois a greve pode vir a lesar muitas pessoas. Tendo confirmado que já estão em pagamento a diuturnidade aos professores que têm esse direito assim como atrasados salarias isso baseado no acordo do governo com o Banco mundial.

Odete Semedo considerou ano dois mil e quinze como ano de maior batalha para o bem do sistema, e assegurou que há muito que tem tido a tentar falar e regularizar os centros de formações enceradas por não apresentarem condições condignas de dar formações médios e superiores principalmente na área de medicina que considera mesmo de caus. 

por: Amadú Tidjane
  

Não se enganem na escolha do novo bastonário- Basílio Sanca

O candidato ao cargo de bastonário de ordem dos advogados da Guiné-Bissau Basílio Sanca alertou aos magistrados a não falharem na escolha do novo bastonário a ter na sábado próximo aqui em Bissau, enque concorrem ao cargo três lista encabeçadas respectivamente pelo Basílio Sanca, Ruth Monteiro e Roberto Indeque.
Sanca numa conferência de imprensa contra-ataca a candidatura da Ruth Monteiro afirmando que ela não tem conhecimento social, cultural e económico do país para ser bastonária de ordem dos advogados, lembrando que a candidata regressou ao país a menos e três anos depois de mais de vinte e cinco de imigração não conhece o país real então não deve ser bastonária.

Para Basílio o novo Bastonário deve ser um individuo que que não só ama a profissão pratica a advocacia, mas sobretudo com capacidade de mobilização e de relacionamento fácil e simples para potenciar valores de diálogo a volta dos grandes problemas da advocacia nacional, a defesa do mercado, dignificação e protecção do advogado, motivação dos jovens advogados, igualdade de tratamento e assistência na profissão e na invalidez. Por outro lado criticou o que chamou de promiscuidade o facto de nomes de líderes políticos e dirigentes da liga guineense dos direitos humanos a encostarem na lista da candidata.
 por: Amadú Tidjane

Arranque da Presidência Letã do Conselho da União Europeia: a Comissão Juncker desloca-se a Riga

A 7 e 8 de Janeiro, o Colégio de Comissários liderado pelo
Presidente Dr. Jean-Claude Juncker deslocar-se-á a Riga para a sua
tradicional visita à nova Presidência do Conselho da União Europeia.
A Letónia vai assegurar pela primeira vez a Presidência rotativa do
Conselho, de Janeiro a Junho de 2015.
O Colégio de Comissários e o Governo Letão discutirão as prioridades da Presidência
Letã durante uma sessão plenária, bem como em diversos debates por grupos de
trabalho mistos. Os Vice-Presidentes e Comissários terão encontros bilaterais com os
Ministros e dialogarão também com as principais partes interessadas e com
deputados do Saeima, o Parlamento Letão. A 9 de Janeiro, o Presidente da Comissão,
Dr. Jean-Claude Juncker, e a Primeira-Ministra da Letónia, Sra. Laimdota Straujuma,
inaugurarão o Ano Europeu do Desenvolvimento, centrado na definição de um novo
roteiro para pôr termo à pobreza, promover o desenvolvimento e combater as
alterações climáticas, em prol de um mundo sustentável pós-2015.
Em antecipação à visita, o Dr. Juncker declarou: «Tem início um novo ano, com uma
nova Presidência da União Europeia, pronta a produzir resultados de relevo para os
cidadãos. Sendo esta a primeira vez que a Letónia assegura a Presidência da União
Europeia, impressionaram-me os preparativos e o nível de ambição que até agora
testemunhei. Aguardo ansiosamente o momento de discutir em Riga, com os nossos
colegas e amigos letões, a rápida transposição das ambições para atos concretos:
impulsionar a competitividade da Europa, melhorando o clima de investimento, e
criar uma Europa digital sem fronteiras e uma robusta união europeia da energia, são
as nossas prioridades conjuntas. Colaborando, alcançaremos resultados.»
«Vou ter o prazer de dizer ao Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e a
todos os Comissários que são bem-vindos à Letónia. Esta visita, importante no seu
simbolismo e no seu conteúdo, marcará o início da Presidência Letã do Conselho da
União Europeia», destacou a Primeira-Ministra da Letónia, Sra. Straujuma. «A ambos
– governo da Letónia e equipa de Jean-Claude Juncker – aguarda-nos um período de
trabalho ambicioso... e assaz necessário para a Europa. As prioridades da nossa
presidência – Europa competitiva, Europa digital e Europa empenhada – serão a
lanterna que orientará o nosso trabalho durante os próximos seis meses».
O Colégio de Comissários desloca-se ao Estado-Membro que assegura a Presidência
do Conselho da União Europeia a fim de discutir com o governo desse EstadoMembro
as prioridades da União para o semestre seguinte.
Os 28 Estados-Membros da União Europeia assumem rotativamente a Presidência do
Conselho por um período de seis meses cada, durante o qual presidem a reuniões de
vários níveis, propõem orientações e elaboram compromissos. A partir de 1 de
Janeiro, a Letónia assegurará a Presidência do Conselho da União Europeia,
seguindo-se o Luxemburgo (Julho-Dezembro de 2015), os Países Baixos (JaneiroJunho
de 2016) e a Eslováquia (Julho-Dezembro de 2016).
disse o comunicado da EU que tivemos acesso.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

ordem dos advogados

Já são três os candidatos ao cargo de bastonário de ordem dos advogados da Guiné-Bissau.

Depois de Basilio Sanca e Roberto Indeque, a Rute Monteiro acaba de entregar a sua candidatura. 
 porAmadú Tidjane
 

Ausência dalguns professores nas salas preocupação dos alunos da Escola do Ensino Básico Unificado de Quelélé

Ausência dalguns professores nas salas de aulas depois das férias do Natal e do Fim-do-ano constitui preocupação dos alunos da Escola do Ensino Básico Unificado de Quelélé.
As inquietações dos mesmos foram registadas esta manhã pelo nosso repórter, tendo pedido aos professores e aos colegas a regressarem as aulas...
Na mesma senda o director da escola Timbó Vieira confirmou a ausência dos professores na escola, salientando que é uma surpresa ausência dos mesmos ²espa é a primeira vez que isso acontece doutro ora eram os alunos a ausentar desta vez foram os próprios professores embora um número quase insignificante de alunos também ausentaram nos dois primeiros dias² vincou.
Entretanto a confederação nacional das associações estudantis da Guiné-Bissau CONAEGUIB reagiu hoje em conferência de imprensa a suposta greve do SINDEPROF que deve ter seu inicia ainda amanha, responsabilizando o executivo das consequências da mesma.
A confederação na voz do seu porta-voz Júlio Biaguê promete recorrer com todos meios legais que a lei os confere caso a greve tiver lugar, tendo apelado a intervenção da ANP no diferendo entre a SINDEPROF e o Governo, na mesma ocasião apela os pais e encarregados de educação no sentido de mandarem seus educandos a escola.
Ainda da educação a ministra da educação nacional confere posse aos novos directores regionais da educação.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Continuam a entrega de candidaturas para o cargo de bastonário de ordem dos advogados da Guiné-Bissau

Depois de Basílio Sanca no mês de Dezembro findo, hoje foi a vez do Roberto Indeque a depositar a sua candidatura ao cargo. No acto Indeque prometeu transformar a ordem como uma instituição de referência no país, tendo dito que o espirito de inconformismo com o estado da justiça também o move e deve ser coisa a mudar para melhor para que possamos usufruir de uma justiça eficiente, célere, barata e integra.
Roberto prometeu ainda caso vença que a ordem lutará por uma maior dignificação da função do advogado pugnando para que a defesa dos cidadãos seja conferida um estatuto.

Na sua opinião a ordem deve assumir o seu verdadeiro papel de equilíbrio da balança. Ser ainda mais integra, coesa forte e desapaixonada e sem quaisquer preconceitos.

por: Madu Camara-reporter

Consumidores da energia eléctrica da Capital Bissau pede a empresa da electricidade e água da Guiné-Bissau (E.A.G.B), a expandir ainda mais os postos de venda de crédito de electricidade nos bairros.

Apelos dos Consumidores foram registados hoje na sede central da referida empresa enque os mesmos mostraram satisfeitos com a regular afectação de corrente eléctrica nos últimos tempos, há quem diga que o governo esta a cumprir pelo menos com um dos compromissos da campanha eleitoral. É um sinal de desenvolvimento pois, merecemos sofremos o bastante já chega, agora só pedimos que seja descentralizada os postos de venda. Vincaram

Sobre o assunto o Director Comercial da E.A.G.B, Iussuf Balde, assegurou que já são criadas três postos de venda de credito de energia eléctrica e outros sete 7 estão a ser criados a nível dos Bairros de Capital, tendo alertado a população no sentido de procurarem saldo nos outros postos evitando assim a aglomeração de pessoas na sede central da empresa.