quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A primeira edição do Festival Sagres/Cavalo Branco 2015 é uma realidade- Laurino Gomes

terminou no sabado a primeira edição do Festival Sagres/Cavalo Branco 2015 lançado oficial no dia 29 de Janeiro na sala de imprensa do Estádio Nacional 24 de Setembro em Alto Bandim na presença de músicos e administrador da empresa Sagre Laurindo Gomes quem na ocasião assegurou que o propósito do evento é de mostrar a diáspora que a Guiné Já está a dar/mostrar uma luz ao fundo do túnel, e que os jovens Guineenses têm capacidade de organizar grandes eventos internacionais, tendo agradecido ao povo guineense pela aderência a marca, e foi ainda mais longe certificando que do Festival Sagres/Cavalo Branco 2015 é uma realidade o que demostra que a empresa não esta virada só em arrecadar fundos ou promover a marca mas sim mostrar que esta empenha na causa social.
Questionado sobre a institucionalização do evento Gomes disse que o objectivo é esse mas tudo depende dos resultados do primeiro festival, se tudo correr bem espera realizar todos anos um festival igual.
Em nome dos músicos que irão participar no festival falou Manecas Costa que aliás, afirma ser um motivo de orgulho e uma prenda para todos os músicos nacional. “Este é um sinal de mudança, e demostra que Guiné-Bissau está preparada para mudança” disse Costa
Enquanto artista de pede a media que este esteja em conexão com os músicos para que seja um algo histórico que permita todos os presente se sinta em casa e que percebam que Guiné esta preparada para novos desafios.

De referir que o Festival Sagres/Cavalo Branco 2015 terá lugar de 13 a 14 de Fevereiro no estádio vinte quatro de Setembro.
por: Amadu Tidjane

filhos de são-domingos devem seguir o exemplo de Balantas de mansoa-EDSON JOSÉ GOMES, ao passo que falta de verbas é que esta na origem não inicio até agora dos campeonatos da federação de desporto para os deficientes- JULIO MAMADU CAMARA

O presidente da equipa de Tigres de São- Domingos disse em entrevista ao programa desportivo contra-ataque da rádio voz de quelelé que só com a união é que a turma da fronteira pode ter sucesso na primeira divisão.
Segundo, EDSON JOSÉ GOMES os filhos de são-domingos devem seguir o exemplo de Balantas de mansoa.
Enquanto isso, a falta de verbas é que esta na origem de não inicio até agora dos campeonatos da federação de desporto para os deficientes.
A informação foi avançada ontem pelo presidente da referida federação, JULIO MAMADU CAMARA.

Durante esta entrevista a contra-ataque, CAMARA falou também das perspectivas da sua federação, tais como fazer todas modalidades funcionar e trimestralmente fazer uma actividade nas regiões.

governo render homenagem no sábado ao ex-Director-Geral do projecto Voz da Paz e reitor da Universidade Colinas de Boé, Fafali Kudawo- DSP

O governo guineense vai render homenagem no próximo sábado ao ex-Director-Geral do projecto Voz da Paz e reitor da Universidade Colinas de Boé, Fafali Kudawo, falecido no passado dia 23 do mês em curso.
O anúncio foi feito segunda-feira pelo Primeiro-Ministro, à margem da cerimónia de abertura de mais uma reunião da Comissão Interparlamentar da União Económica e Monetária Oeste Africana que termina no próximo dia 30.
“O acordo à que chegamos com os familiares e o governo de Togo é de realizarmos as cerimónias aqui e estamos a trabalhar no sentido de reservar ao malogrado uma cerimónia de distinção”, disse Domingos Simões Pereira.
Para o executivo, “trata-se da figura de uma pessoa “muito grande” e que “me suscita um grande respeito” por tudo o que Fafali Kudawo representou na vida”. Vincou
Casado e pai de 3 filhos, Fafali Kudawo é natural de Togo mas fez da Guiné-Bissau sua segunda pátria. Faleceu em Bissau no passado dia 23, vítima de doença prolongada.

Os seus restos mortais aguardam as cerimónias fúnebre em câmara ardente dum dos Hospitais de Bissau. 

Até Junho do ano em curso, todas as capitais das regiões do país vão ter a iluminação eléctrica-FLORENTINO MENDES PEREIRA

Durante encontro mantido ontem com o sindicato de base dos trabalhadores da electricidade e água da Guiné-Bissau (EAGB) que o deu cumprimento de novo ano e proposta para o ano 2015, FLORENTINO MENDES PEREIRA garantia que até Junho do ano em curso, todas as capitais das regiões do país vão ter a iluminação eléctrica, afirmando por outro lado que objectivo do seu ministério é de fornecer a luz e água para toda população e pediu a colaboração dos funcionários da EAGB. 

hospital pediátrico de Bôr preparado para cirurgia geral-Dionísio Cumba; Enquanto que hospital de TITE depara com falta de recursos humanos e transporte

O hospital pediátrico de Bôr está preparado em continuar com os trabalhos da cirurgia geral.
 A afirmação é do médico da área, Dionísio Cumba numa entrevista concedida esta manha a RVQ, tendo advertido aos pacientes no sentido de darem suas contribuições para o bom funcionamento da referida unidade hospitalar, por outro lado Cumba alerta o executivo no sentido de tomar medidas sérias sobre juntas médicas.
Durante a campanha que deve durar três semanas tem com horizonte operar 50 pacientes dos quais foram operados vinte e cinco.  
Enquanto isso Doenças mais frequentes no centro de saúde do sector de TITI região de Quinará Sul do país são, Paludismo, diarreia e doenças respiratórias, sustentou o responsável do mesmo centro, IRINEU Baticã Ferreira, a voz de Quelelé...

Tendo apontado como dificuldade da sua instituição falta de recursos humanos e transporte. 

Excesso de velocidade das viaturas nas vias alternativas de Quelélé moradores escavaram uma das vias com o objectivo de reduzir a velocidade

Em virtude do Excesso de velocidade das viaturas nas vias alternativas de Quelélé, os jovens de uma das ruas do mesmo bairro escavaram uma das vias com o objectivo de reduzir a velocidade das viaturas e diminuir a poeira, como explicaram os mesmos numa entrevista ao nosso repórter.

Sobre o assunto o nosso repórter ouviu os motoristas que repudiaram o acto.