Terminou no dia 06 de Março de 2015, a formação que vinha ocorrendo na sede do
UE-PAANE (Programa de Apoio aos Actores Não Estatais), em Governação Interna das
Organizações da Sociedade Civil (OSC). Esta formação, ministrada pela empresa PCF-PALOP,
aconteceu no âmbito do reforço e capacitação dos Actores Não Estatais (ANE)
para a consolidação da Boa Governação, no quadro deste Programa financiado pela
União Europeia, nomeadamente no quadro do programa de formação avançada do
UE-PAANE.
As sessões foram consubstanciadas em duas turmas. A primeira acção de formação
teve início no dia 23 de Fevereiro, tendo uma duração de 05 dias, na qual estiveram
presentes 14 representantes das OSC guineenses, um representante da Direcção Geral
de Cooperação Internacional e uma representante de Direcção Geral de Coordenação
de Ajuda Não-Governamental.
A segunda acção iniciou no dia 02 de Março, também
com duração de 05 dias, e contou com a participação de 19 representantes das OSC
guineenses.
A formação teve como propósito contribuir à boa governação interna das organizações
em termos de independência, representatividade, transparência e coerência. Para tal,
os formandos foram dotados de ferramentas e mecanismos de forma a estarem aptos
para aplicá-los dentro das suas organizações.
Para uma das formadoras, Haua Embaló, as sessões foram uma mais-valia para as
organizações uma vez que vai lhes permitir desenvolver estratégias e conceitos que,
uma vez aplicados nas mesmas, vão garantir a participação activa, eficaz e credível dos
ANE guineenses nos processos políticos.
A representante da organização REMPSECAO-GB, Nadine Alvarenga, afirma que esta é
uma oportunidade de fazerem uma auto-avaliação dos princípios de governação
interna nas respectivas organizações e montar estratégias de como implementar estes
princípios para que possam reflectir na estrutura institucional e organizacional, tendo
em conta as políticas de boa governação.
segunda-feira, 9 de março de 2015
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
DESPORTO NACIONAL FOTEBOL
Benfica
de Bissau e Sporting clube da Guiné-Bissau, jogam o derby da capital.
O jogo
entre os encarnados e os leões referente a quinta jornada do campeonato
nacional da primeira divisão está agendado para domingo 02 de Março no estádio
nacional 24 de Setembro às 17h.
Hoje no
tapete de LINO CORREIA as equipas dos portos de Bissau e a união desportiva
internacional de Bissau (UDIB) abram a jornada número cinco do defeso nacional.
Em
antevisão do encontro marcado para as 17 horas, PEDRO
DIAS treinador dos estivadores dos portos de Bissau diz que os seus
jogadores estão animicamente preparados para desafiar os Udibistas.
Por sua
vez, DOMINGUINHO FERNANDES técnico dos rapazes
da avenida aponta grandes dificuldades que os seus soldados vão encontrar
durante o desafio.
Os
restantes jogos são: FC CUNTUM X BALANTAS,
SPORTING DE BAFATA X ESTRELA NEGRA DE BOLAMA,
CANCHUNGO X NUNO TRISTÃO BULA FC, LAGARTOS DE
BAMBADINCA X ESTRELA NEGRA DE BISSAU, SÃO
DOMINGOS E BIJAGÓS enceram a jornada 5 na segunda-feira.
Entretanto, a formação do nosso bairro arrancou ontem um empate a um
golo frente a ajuda sport, num desafio da quarta
jornada da II liga disputado no LINO CORREIA referente a série A.
No
final da partida, BRAIMA BALDE adjunto técnico
dos galos vermelhos de Quelélé, a falta de
finalização está na razão de empate da equipa.
PLATINE LOPES treinador da equipa de bairro ajuda culpou os seus
rapazes.
Com
esse empate a equipa de Quelélé chegou aos seis pontos após o cumprimento da
quarta jornada da segunda liga.
todos custureiros devem unir a volta de uma unica organizaçao para defender a classe-Gueladjo Silla vice-presidente da associação nacional dos alfaiates
O
vice-presidente da associação nacional dos alfaiates ANALF afirma que ser
alfaiate é contribuir na preservação da dignidade das pessoas.
Gueladjo Silla
fez a declaração num encontro que manteve ontem com alfaiates do mercado do
bairro de Pluba que tem como objectivo sensibilizar e criar estrutura de base
no referido bairro.
segundo Silla todos custureiros devem unir a volta de uma unica organizaçao para defender a classe, tendo pediu a isenção de algumas taxas de cobrança
por parte da câmara municipal de Bissau aos seus associados.
Já o responsável dos alfaiates do mercado de
pluba, Baciro Dansó promete que vão aderir massivamente na
organização.
A
nova direcção da associação dos alfaiates do país ANALF foi
eleita na última Assembleia geral realizado no passado dia dezasseis de Junho
do ano 2014.
Escola de ensino básico unificado de Quelélé continua a não emitir certificados de frequência para alunos.
A escola de ensino básico unificado de Quelélé continua
a não emitir certificados de frequência aos alunos.
Uma situação que está a preocupar os pais e
encarregados de educação dos alunos que estão a precisar do documento da
confirmação da passagem do nível.
Por esta razão a rádio voz de Quelélé foi ouvir o
director da referida escola, na sua declaração, TIMBO
VIEIRA afirmou que o motivo prende-se com a não entrega do livro de
frequência no ministério de educação.
Questionado sobre a falta da água potável bem como casa de banho em condiçoes, VIEIRA disse que esta questão é
motivada pelo problema de sistema de bombagem de água e painel solar que a escola tem.
Missão de avaliação económica do FMI considerou de positivo a actual situação económica da Guiné-Bissau
O Fundo Monetário Internacional (FMI)
considerou de positivo a actual situação económica da Guiné-Bissau, devido ao
aumento das receitas fiscais na ordem de 60 por centro contra os 40 previstos
inicialmente.
A satisfação foi tornada pública
pelo Chefe da Missão de avaliação económica do FMI, Félix Fischer, numa conferência de imprensa conjunta
com o ministro da Economia e Finanças realizada ontem em Bissau.
Félix Fischer disse que as
receitas fiscais eram necessárias porque servem para o pagamento de salários e
reabilitação das infra-estruturas, frisando esperar pela continuidade desse
desempenho macroeconómico por parte das autoridades da Guiné-Bissau.
Disse que o ganho demonstra a vontade ou
seja o empenho do governo na tomada de medidas para a normalização das suas
operações e desenvolver o país.
O Chefe da Missão referiu-se à algumas medidas implementadas no ano
passado nomeadamente o Orçamento Rectificativo de 2014 e depois o de 2015
aprovado por unanimidade pela Assembleia Nacional Popular.
centro de acolhimento transitório Casa Samori do Enterramento comemorou seu primeiro aniversário
O centro de acolhimento transitório Casa
Samori do bairro de Enterramento comemorou ontem o seu primeiro aniversário.
Na ocasião NENE SANCA em representação do ministério da saúde,
disse que o ministério estará sempre ao lado das casas de acolhimento das
crianças.
Para a
directora do referido centro de acolhimento, ALEXINA DJEDJU, ser mãe não é só saber cuidar de seus filhos, mas, implica tambem saber cuidar dos outros.
Em representação do fundo das nações unidas para a
infância UNICEF, CATIA COSTA, assegurou que os
trabalhos dos centros de acolhimento dos menores do país assentam na política
da sua instituição.
Importa referir que ao longo de um ano de
existência o centro recebeu mais de duas dezenas de crianças que foram operadas
na europa concretamente em Portugal, Itália, suíça e Espanha e conta com 12
crianças residentes das quais quatro a espera de evacuação para breve, com o intuito de azer tratamento medico-cirúrgico e tem 2 profissionais médicos e três
voluntários ao serviço das crianças.
se os moradores tiverem cultura da limpeza terão saúde-Braima Sambu Dabo
A Rede da Associação dos Moradores dos bairros de
Bissau RAMOB procedeu ontem a entrega de equipamentos de saneamento
básico a oito bairros afiliada na rede, no âmbito do projecto lixo zero na
cidade de Bissau financiado por procivicus Guiné- Bissau em parceria com as ONGs AD e ADIM.
No acto da entrega o director técnico do saneamento da
câmara municipal de Bissau, Aladje Camará Bauro, disse que essa ajuda vai colmatar as exiencias que a camara é exerciada e pediu aos beneficiários um bom uso das matérias recebidas.
ja o coordenador de procivicus Braima Sambu Dabo, se
os moradores tiverem cultura de limpeza terão saúde e bem estar social.
Rosalina Lopes presidente
da RAMOB, sustentou que os seus associados vão aplicar na prática a planificação
dos seus trabalhos, tendo prometido um om uso dos materias.
Matérias entregue é compostos por duas
motorizadas, quarenta caretas, entre outros e é orçado em mais de cinco
milhões de franco cfc, foram entregues depois de uma acçao de formaçao enque parteciparam 40 membros de diferentes Bairros no dominio da recolha e tratamento do lixo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)