sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DESPORTO NACIONAL FOTEBOL

Benfica de Bissau e Sporting clube da Guiné-Bissau, jogam o derby da capital.
O jogo entre os encarnados e os leões referente a quinta jornada do campeonato nacional da primeira divisão está agendado para domingo 02 de Março no estádio nacional 24 de Setembro às 17h.
Hoje no tapete de LINO CORREIA as equipas dos portos de Bissau e a união desportiva internacional de Bissau (UDIB) abram a jornada número cinco do defeso nacional.
Em antevisão do encontro marcado para as 17 horas, PEDRO DIAS treinador dos estivadores dos portos de Bissau diz que os seus jogadores estão animicamente preparados para desafiar os Udibistas.
Por sua vez, DOMINGUINHO FERNANDES técnico dos rapazes da avenida aponta grandes dificuldades que os seus soldados vão encontrar durante o desafio.
Os restantes jogos são: FC CUNTUM X BALANTAS, SPORTING DE BAFATA X ESTRELA NEGRA DE BOLAMA, CANCHUNGO X NUNO TRISTÃO BULA FC, LAGARTOS DE BAMBADINCA X ESTRELA NEGRA DE BISSAU, SÃO DOMINGOS E BIJAGÓS enceram a jornada 5 na segunda-feira.
Entretanto, a formação do nosso bairro arrancou ontem um empate a um golo frente a ajuda sport, num desafio da quarta jornada da II liga disputado no LINO CORREIA referente a série A.
No final da partida, BRAIMA BALDE adjunto técnico dos galos vermelhos de Quelélé, a falta de finalização está na razão de empate da equipa.
PLATINE LOPES treinador da equipa de bairro ajuda culpou os seus rapazes.
Com esse empate a equipa de Quelélé chegou aos seis pontos após o cumprimento da quarta jornada da segunda liga.

todos custureiros devem unir a volta de uma unica organizaçao para defender a classe-Gueladjo Silla vice-presidente da associação nacional dos alfaiates

O vice-presidente da associação nacional dos alfaiates ANALF afirma que ser alfaiate é contribuir na preservação da dignidade das pessoas.
Gueladjo Silla fez a declaração num encontro que manteve ontem com alfaiates do mercado do bairro de Pluba que tem como objectivo sensibilizar e criar estrutura de base no referido bairro. 
segundo Silla todos custureiros devem unir a volta de uma unica organizaçao para defender a classe, tendo pediu a isenção de algumas taxas de cobrança por parte da câmara municipal de Bissau aos seus associados.

Já o responsável dos alfaiates do mercado de pluba, Baciro Dansó promete que vão aderir massivamente na organização.
A nova direcção da associação dos alfaiates do país ANALF foi eleita na última Assembleia geral realizado no passado dia dezasseis de Junho do ano 2014.   

Escola de ensino básico unificado de Quelélé continua a não emitir certificados de frequência para alunos.

A escola de ensino básico unificado de Quelélé continua a não emitir certificados de frequência aos alunos.
Uma situação que está a preocupar os pais e encarregados de educação dos alunos que estão a precisar do documento da confirmação da passagem do nível.
Por esta razão a rádio voz de Quelélé foi ouvir o director da referida escola, na sua declaração, TIMBO VIEIRA afirmou que o motivo prende-se com a não entrega do livro de frequência no ministério de educação.
Questionado sobre a falta da água potável bem como casa de banho em condiçoes, VIEIRA disse que esta questão é motivada pelo problema de sistema de bombagem de água e painel solar que a escola tem.



Missão de avaliação económica do FMI considerou de positivo a actual situação económica da Guiné-Bissau

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou de positivo a actual situação económica da Guiné-Bissau, devido ao aumento das receitas fiscais na ordem de 60 por centro contra os 40 previstos inicialmente.
A satisfação foi tornada pública pelo Chefe da Missão de avaliação económica do FMI, Félix Fischer, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro da Economia e Finanças realizada ontem em Bissau.
Félix Fischer disse que as receitas fiscais eram necessárias porque servem para o pagamento de salários e reabilitação das infra-estruturas, frisando esperar pela continuidade desse desempenho macroeconómico por parte das autoridades da Guiné-Bissau.
Disse que o ganho demonstra a vontade ou seja o empenho do governo na tomada de medidas para a normalização das suas operações e desenvolver o país. 
O Chefe da Missão referiu-se à algumas medidas implementadas no ano passado nomeadamente o Orçamento Rectificativo de 2014 e depois o de 2015 aprovado por unanimidade pela Assembleia Nacional Popular.

centro de acolhimento transitório Casa Samori do Enterramento comemorou seu primeiro aniversário

O centro de acolhimento transitório Casa Samori do bairro de Enterramento comemorou ontem o seu primeiro aniversário.

Na ocasião NENE SANCA em representação do ministério da saúde, disse que o ministério estará sempre ao lado das casas de acolhimento das crianças.
Para a directora do referido centro de acolhimento, ALEXINA DJEDJU, ser mãe não é só saber cuidar de seus filhos, mas, implica tambem saber cuidar dos outros.
Em representação do fundo das nações unidas para a infância UNICEF, CATIA COSTA, assegurou que os trabalhos dos centros de acolhimento dos menores do país assentam na política da sua instituição.

Importa referir que ao longo de um ano de existência o centro recebeu mais de duas dezenas de crianças que foram operadas na europa concretamente em Portugal, Itália, suíça e Espanha e conta com 12 crianças residentes das quais quatro a espera de evacuação para breve, com o intuito de azer tratamento medico-cirúrgico e tem 2 profissionais médicos e três voluntários ao serviço das crianças.

se os moradores tiverem cultura da limpeza terão saúde-Braima Sambu Dabo

A Rede da Associação dos Moradores dos bairros de Bissau RAMOB procedeu ontem a entrega de equipamentos de saneamento básico a oito bairros afiliada na rede, no âmbito do projecto lixo zero na cidade de Bissau financiado por procivicus Guiné- Bissau em parceria com as ONGs AD e ADIM.
No acto da entrega o director técnico do saneamento da câmara municipal de Bissau, Aladje Camará Bauro, disse que essa ajuda vai colmatar as exiencias que a camara é exerciada e pediu aos beneficiários um bom uso das matérias recebidas.
ja o coordenador de procivicus Braima Sambu Dabo, se os moradores tiverem cultura de limpeza terão saúde e bem estar social.
Rosalina Lopes presidente da RAMOB, sustentou que os seus associados vão aplicar na prática a planificação dos seus trabalhos, tendo prometido um om uso dos materias.


Matérias entregue é compostos por duas motorizadas, quarenta caretas, entre outros e é orçado em mais de cinco milhões de franco cfc, foram entregues depois de uma acçao de formaçao enque parteciparam 40 membros de diferentes Bairros no dominio da recolha e tratamento do lixo.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

um ano depois de desaparecemento fisico de Carlos Silva PIPITO Carmelita Pires o chama de Homem do futuro



Pipito
Pediram-me um pequeno apontamento sobre o Engenheiro Carlos Schwarz, pelo primeiro aniversário da sua morte, mas temo que, em tão breves palavras não consiga transmitir a sensação de grandeza que transmitia o nosso querido e saudoso Pepito. Pois, para DEFINIR PEPITO, não escasseiam adjectivos que reconhecem no seu perfil.
Porque, avaliar e ajuizar a personalidade de PEPITO, essa ‘sui generis’ pessoa, não é e nem será tarefa fácil.
Lembro-me de em 1997 ter partilhado, em Lisboa, da inesgotável energia com que galvanizava a Diáspora a favor da Junta Militar, ou da sua breve passagem por um cargo ministerial, no pós conflito armado, durante o qual tentou obter o máximo proveito dos parcos recursos colocados à sua disposição.
Ainda no âmbito do privado e já partidário, aflui o rosto do Amigo que, em 2003, entrou em minha casa e que, com duas palavras (Guiné e Futuro), convenceu-me de imediato e levou-me pelas suas mãos para o Partido Unido Social Democrata – PUSD. Vejo o meu mentor na política da terra comum. Vejo quem, com a sua força humana, sua perseverança, seus ideais, sua sapiência e a sua experiência de homem de Ação e Resultados, esteve comigo e sempre presente, desde a minha indicação para o cargo de Ministra de Justiça no Governo do Pacto de 2007, aconselhando e dando dicas, em todos estes anos e em todas as minhas frentes político-partidárias.
Do apontamento que me solicitam do percurso político do Engenheiro Carlos Schwarz, surge-me dos dados recolhidos um quadro preminente do Ministério de Desenvolvimento Rural, nos primórdios da independência, sabendo-se que foi militante do PAIGC e, por muito tempo, membro activo da JAAC.

Na origem do PUSD reconvertido, para além de ter exercido cargo ministerial, Pepito foi também foi deputado da Nação, tendo-lhe sido aberto um livro para recolha de assinaturas de condolências aquando do trágico desaparecimento físico.
Indubitavelmente, um líder. Dava ordens, conferia e quase de imediato avaliava o cumprimento dessas ordens. Sabia rodear-se de elementos da sua inteira confiança que avaliava em função da capacidade para cumprir e da prontidão no cumprimento.
Pepito era um trabalhador inveterado, inesgotável. O trabalho era a sua fonte regeneradora de energia!
Um resoluto adversário ou, mesmo, inimigo do fatalismo. Não se contentava em identificar problemas mas sim em implementar soluções mesmo quando se batia com armas desiguais. De uma tenacidade à prova de TUDO. Quando se diz: Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, Pepito fazia uma leitura radicalmente diferente: não podes deixar para amanhã o que tens de fazer hoje. Essa foi a marca PEPITO!
Pepito soube sempre e com muito sucesso levar a sua nau a bom porto. Um facto que, por irrefutável, granjeou-lhe muitos admiradores e, também, obviamente, aguerridos adversários. 
A sua ligação à terra-mãe e suas gentes foi uma das características marcantes de sua idiossincrasia, afirmando-se como um dos mais fervorosos defensores e impulsionadores de medidas dirigidas ao favorecimento e desenvolvimento do meio rural como sendo a forma mais eficaz de assegurar, a médio e longo prazos, a almejada auto-suficiência alimentar.
Sempre ao lado do seu povo, servindo de tribuno das suas mais profundas aspirações.
Nada e Ninguém conseguiu demovê-lo da rota que traçou.
Um homem congregador, utópico mas, ao mesmo tempo, muito prático.
Um homem que se dava ao respeito, porque respeitava os outros.
Tal como Cabral, essa é a verdadeira liderança, aquela que alia, à capacidade e competência para pensar pela própria cabeça, uma efetiva consistência, em constante interação com a praxis do quotidiano.
Aguerrido em todas as arenas que lhe serviram de palco aos seus desafios e inumeráveis confrontações de vária ordem. Essa provocante irreverência e o crescente sucesso de tudo quanto esteve sob sua alçada despoletaram os mais variados e ambíguos sentimentos, fazendo de Pepito uma figura extremamente polémica. Amado pelas classes populares e pelos mais desfavorecidos da sociedade e muito nomeadamente no seio dos camponeses, seu terreno de predilecção. Muito mal-amado por alguns dos mais proeminentes do Poder como também pelos muitos parasitas orbitando esse Poder. E que não se esqueça aquele dia de Março de 2001 no qual Pepito e família foram vítimas de uma tentativa de assassinato, conduzida por gente com equipamento militar. Houve tiroteio na residência familiar…
Pepito foi um Combatente pela Paz e Progresso do Povo, que fez da sua Pátria – Guiné-Bissau – o palco, o espaço onde abnegadamente materializou as suas convicções.
Há pessoas que fazem da vida um sonho. E quando nos apercebemos da existência delas, desaparecem. E tal como o sonho, são fugazes e efémeras.
Que as gerações futuras possam apropriar-se de um tal legado!!!
Obrigado, Pepito, o teu exemplo vive no coração de muitos de nós.


Carmelita Pires