sábado, 14 de março de 2015

Os comunicadores das rádios comunitárias têm mais responsabilidade que qualquer jornalista

Defendeu hoje José Filipe Fonseca coordenador da comunicação da AD no enceramento da primeira fase do curso de formação de formadores da rádio Comunitária Voz de Quelélé financiado pela embaixada dos Estados Unidos de América no âmbito do projecto media e desenvolvimento.

Fonseca é de opinião que os jovens jornalistas devem afastar-se dos vícios que não os dignificam, pautando pela ética e deontologia profissional, tendo frisado que uma rádio comunitária é para o apoio ao desenvolvimento e não deve ser generalista, a sua missão é de criar um clima de paz, e não deve ser sensacionalista, e terminou ilustrando que o seu uso deve ser muito pertinente para a comunidade local.
secção de formação
Em representação da comunidade o presidente da associação de moradores de Quelélé, Mussa Candé agradeceu Estados Unidos de América e lembrou que a formação vai ampliar as capacidades dos jovens jornalista no sentido de poderem exercer suas funções com mais competência.  
secção prática

secção prática
Aos formadores e a direcção da RVQ, um obrigado que haja mais formações e disponibilidade.

Nhima Aissato Seide em nome dos formando garante por em pratica todos os ensinamentos recebidos durante todos os dias de formação, e espera poder retransmitir aos colegas os conhecimentos.

Já ontem o embaixador dos Estados Unidos da América para Guiné-Bissau e Senegal com residência no país vizinho James Peter Zumwalt visitou os jovens jornalistas em formação nas instalações da escola de artes e ofícios de Quelélé.
Durante o encontro com os jornalistas James Peter Zumwalt assegurou que os estados unidos têm nução do valor da imprensa comunitária pelo que pretende apoiar ainda mais os órgãos.
É o primeiro apoio dos estados unidos ao país depois da retoma de ordem constitucional também que mostra vontade e interesse dos estados unidos voltar e relançar a cooperação entre os dois países.  


sexta-feira, 13 de março de 2015

a RVQ foi a primeira a receber apoio dos estados unidos da América depois da retoma de ordem constitucional

James Peter Zumwalt de visita ao país desde dia dez do corrente efectuou no princípio da tarde de hoje uma visita de cortesia aos jovens jornalistas da rádio comunitária voz de Quelélé, que estão a receber formação de formadores, financiado pelos E.U.A, que decorre há quatro dias nas instalações da escola de artes e ofícios de Quelélé.
 Durante o encontro com os jornalistas James Peter Zumwalt assegurou que os estados unidos têm noção do valor da imprensa comunitária pelo que pretende apoiar ainda mais os órgãos.

É o primeiro apoio dos estados unidos ao país depois da retoma de ordem constitucional também que mostra vontade de e interesse dos estados unidos de voltar e relançar a cooperação entre os dois países.    

segunda-feira, 9 de março de 2015

Guiné-Bissau inaugura maior central fotovoltaico hibrido do mundo disse o embaixador da EU no país.

Programa de Apoio aos Actores Não Estatais, encera formação em Governação Interna para Organizações da Sociedade Civil (OSC)

Terminou no dia 06 de Março de 2015, a formação que vinha ocorrendo na sede do UE-PAANE (Programa de Apoio aos Actores Não Estatais), em Governação Interna das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Esta formação, ministrada pela empresa PCF-PALOP, aconteceu no âmbito do reforço e capacitação dos Actores Não Estatais (ANE) para a consolidação da Boa Governação, no quadro deste Programa financiado pela União Europeia, nomeadamente no quadro do programa de formação avançada do UE-PAANE.
As sessões foram consubstanciadas em duas turmas. A primeira acção de formação teve início no dia 23 de Fevereiro, tendo uma duração de 05 dias, na qual estiveram presentes 14 representantes das OSC guineenses, um representante da Direcção Geral de Cooperação Internacional e uma representante de Direcção Geral de Coordenação de Ajuda Não-Governamental.
A segunda acção iniciou no dia 02 de Março, também com duração de 05 dias, e contou com a participação de 19 representantes das OSC guineenses. A formação teve como propósito contribuir à boa governação interna das organizações em termos de independência, representatividade, transparência e coerência. Para tal, os formandos foram dotados de ferramentas e mecanismos de forma a estarem aptos para aplicá-los dentro das suas organizações. Para uma das formadoras, Haua Embaló, as sessões foram uma mais-valia para as organizações uma vez que vai lhes permitir desenvolver estratégias e conceitos que, uma vez aplicados nas mesmas, vão garantir a participação activa, eficaz e credível dos ANE guineenses nos processos políticos.
A representante da organização REMPSECAO-GB, Nadine Alvarenga, afirma que esta é uma oportunidade de fazerem uma auto-avaliação dos princípios de governação interna nas respectivas organizações e montar estratégias de como implementar estes princípios para que possam reflectir na estrutura institucional e organizacional, tendo em conta as políticas de boa governação.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DESPORTO NACIONAL FOTEBOL

Benfica de Bissau e Sporting clube da Guiné-Bissau, jogam o derby da capital.
O jogo entre os encarnados e os leões referente a quinta jornada do campeonato nacional da primeira divisão está agendado para domingo 02 de Março no estádio nacional 24 de Setembro às 17h.
Hoje no tapete de LINO CORREIA as equipas dos portos de Bissau e a união desportiva internacional de Bissau (UDIB) abram a jornada número cinco do defeso nacional.
Em antevisão do encontro marcado para as 17 horas, PEDRO DIAS treinador dos estivadores dos portos de Bissau diz que os seus jogadores estão animicamente preparados para desafiar os Udibistas.
Por sua vez, DOMINGUINHO FERNANDES técnico dos rapazes da avenida aponta grandes dificuldades que os seus soldados vão encontrar durante o desafio.
Os restantes jogos são: FC CUNTUM X BALANTAS, SPORTING DE BAFATA X ESTRELA NEGRA DE BOLAMA, CANCHUNGO X NUNO TRISTÃO BULA FC, LAGARTOS DE BAMBADINCA X ESTRELA NEGRA DE BISSAU, SÃO DOMINGOS E BIJAGÓS enceram a jornada 5 na segunda-feira.
Entretanto, a formação do nosso bairro arrancou ontem um empate a um golo frente a ajuda sport, num desafio da quarta jornada da II liga disputado no LINO CORREIA referente a série A.
No final da partida, BRAIMA BALDE adjunto técnico dos galos vermelhos de Quelélé, a falta de finalização está na razão de empate da equipa.
PLATINE LOPES treinador da equipa de bairro ajuda culpou os seus rapazes.
Com esse empate a equipa de Quelélé chegou aos seis pontos após o cumprimento da quarta jornada da segunda liga.

todos custureiros devem unir a volta de uma unica organizaçao para defender a classe-Gueladjo Silla vice-presidente da associação nacional dos alfaiates

O vice-presidente da associação nacional dos alfaiates ANALF afirma que ser alfaiate é contribuir na preservação da dignidade das pessoas.
Gueladjo Silla fez a declaração num encontro que manteve ontem com alfaiates do mercado do bairro de Pluba que tem como objectivo sensibilizar e criar estrutura de base no referido bairro. 
segundo Silla todos custureiros devem unir a volta de uma unica organizaçao para defender a classe, tendo pediu a isenção de algumas taxas de cobrança por parte da câmara municipal de Bissau aos seus associados.

Já o responsável dos alfaiates do mercado de pluba, Baciro Dansó promete que vão aderir massivamente na organização.
A nova direcção da associação dos alfaiates do país ANALF foi eleita na última Assembleia geral realizado no passado dia dezasseis de Junho do ano 2014.   

Escola de ensino básico unificado de Quelélé continua a não emitir certificados de frequência para alunos.

A escola de ensino básico unificado de Quelélé continua a não emitir certificados de frequência aos alunos.
Uma situação que está a preocupar os pais e encarregados de educação dos alunos que estão a precisar do documento da confirmação da passagem do nível.
Por esta razão a rádio voz de Quelélé foi ouvir o director da referida escola, na sua declaração, TIMBO VIEIRA afirmou que o motivo prende-se com a não entrega do livro de frequência no ministério de educação.
Questionado sobre a falta da água potável bem como casa de banho em condiçoes, VIEIRA disse que esta questão é motivada pelo problema de sistema de bombagem de água e painel solar que a escola tem.