sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sob o lema: 18 anos da dinâmica e participação juvenil fórum Nacional completa no passado dia três do mês em curso 18 anos da sua existência.

produtores devem ter resistência para um futuro melhor-Queba Sanhá

Agricultura é base fundamental para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Palavras do ponto focal do conselho Nacional de concertação da cooperação Rural (CNCR) para zonas insulares, Queba Sanhá. Segundo ele os produtores devem ter resistência para um futuro melhor.
Tendo dito por outro lado que o primeiro congresso da sua organização terá lugar no próximo dia 16 de Maio de corrente ano.


Ministro das finanças tranquiliza professores novo ingresso

interpelado pelos jornalistas sobre a conferência de imprensa dos professores novo ingresso no que refere a demora no pagamento dos salários em atraso, GERALDO MARTINS assegura que motivo de adiamento tinha a ver com preparativos da mesa redonda, mas no entanto garante já der instruções para o pagamento de 50 porcento.
Relativamente as críticas dos comerciantes sobre alegada subida de taxas alfandegárias, Martins esclarece que não há aumento de taxas, mas sim um controle um pouco mais apertado.

quinto inquérito dos indicadores múltiplos da Guiné Bissau (MICS-5) realizado em 2014 foi apresentado hoje

realizado em 2014 pelo ministério da Economia e Finanças, através da direcção geral do plano e instituto nacional de estatística, no âmbito do programa global MICS, quinto inquérito dos indicadores múltiplos do país foi tornado hoje publico.
Presidindo o acto GERALDO MARTINS ministro das finanças afirma que o MICS tem grande importância porque dá ao governo informações que o ajuda orientar as políticas públicas.
para a coordenadora residente do sistema das Nações Unidas no país, igualmente representante do PNUD, Maria de Valle Ribeiro, MICS-5 é um instrumento valioso para ajustar programas e estratégia no novo rumo que a pátria de Amílcar Cabral tomou.
O quinto inquérito realizado em 2014 pelo ministério da Economia e Finanças, no âmbito do programa global MICS, teve apoios do fundo das nações unidas para a infância (UNICEF) e contribuições financeiras e logísticos adicionais foram prestadas pelo PNUD, UNFPA, PLAN Guiné-Bissau E IPHD.  

uma equipa de médicos cirúrgicos da Itália é esperado no país

O hospital pediátrico São José em Bôr recebe uma equipa dos médicos cirúrgicos da Itália que estarão no país a partir do dia vinte e cinco de Abril á nove de Maio do corrente ano, a equipa realizará intervenções cirúrgicas para os adultos.
A referida instituição apela a todos os cidadãos com os problemas de cirúrgicos no sentido de participarem nas campanhas que terão lugar no mesmo hospital erm duas fases.

A FORÇA TELÚRICA DOS TABANKA DJAZ-com Carlos Vaz


 Homenagear os “Tabanka Djaz”, não é uma tarefa fácil! Sobretudo, pelo seu renome e o seu enorme subsídio que vem prestando à afirmação da cultura guineense, por este mundo fora.
Porém, escrever sobre este agrupamento musical é indubitavelmente uma honra!, cumpre-se hoje 25 anos da sua existência coroada de êxitos, é uma das nossas principais referências da música nacional e internacional.
Nascido em Bissau, em 1988, apenas imbuído do entusiasmo da  juventude, os irmãos Mikas, José Carlos e Juvenal Cabral e Aguinaldo Pina, que estiveram na sua origem, em tocar no restaurante “Tabanka”, que por mera coincidência do acaso, veria atribuir-lhe o nome, mais tarde, no exercício do (des)encanto e do desafio da descoberta da arte musical, surgiria a ideia de se acrescentar à frente, o “Djaz”, passando a denominar-se de “Tabanka Djaz”. O baterista, Rui Silva e o teclista, Caló Barbosa ao aderirem a banda dariam um novo impulso.
É importante frisar, que os “Tabanka Djaz”, surgem numa altura em que do cenário nacional se faziam sentir a ausência dos agrupamentos musicais. O histórico “Cobiana Djaz” tinha acabo de desmembra-se e o “Mama Djombo” estava na ocasião inativo. A partir dessa data, nunca mais pararam de sonhar. Cinco anos depois, em Janeiro de 1990, editam o seu primeiro LP, “Tabanka”. O fervor e sucesso galhardeado em varias digressões pelas ribaltas dos quatro cantos dos continentes, desde a Europa, Estados Unidos, do Brasil a África, provocam ainda maior desafio ao grupo, que em 1993, já depois do falecimento do Rui Silva, insurge com um novo trabalho, intitulado “Indimigo”.
Mas, foi com a “Sperança”, em 1996, após uma venda de mais de quarenta mil exemplares que a banda conquistou, como primeiro agrupamento musical africano de expressão portuguesa, os discos de Prata, Ouro e Platina, atribuídos pela Associação Fonográfica Portuguesa. Com este reconhecimento internacional, a consagração do grupo na história da discografia da sua terra natal e mundial, indiscutivelmente, passou a ser uma realidade. No ano seguinte, ao participar na Costa do Marfim, no Carnaval de Cocodi, seria nomeado para os grammys de Africa (os já extintos N`Gomo).
Em 2002, gravariam um novo CD, “Sintimento” e 2013 seria a vez de “Depois do Silêncio”. Os seus trabalhos contaram com as prestigiadas participações, dos cantores brasileiros, Martinho da Vila, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Fafa de Belem e do guitarrista guineense, Tony Dudu, entre outros. 

Parabéns “Tabanka Djaz”, pelo feliz aniversário!
25 anos de muitas conquistas, mas também de muitas lutas e vicissitudes. Foi com muito honra que aceitei o convite para redigir algo sobre o grupo, que vi nascer, nos fins da década 80. Tal como muitos guineenses, acolhi os vossos trabalhos, sempre com um grande entusiasmo, ouvindo ao longo destes anos, como a vossa força telúrica, capacidade criativa e interpretativa vocal foram recheando as vossas lindas composições de sonoridades musicais, refugiadas no ímpeto do amor, da paixão à terra, ilustradas em alguns temas, como: “Bó D’zem”, “Foi Assim”, “Beijo di dispida”, “Mancebu”, “Nha Corçon”, “Lisa Cherry”, “Meu Segredo”, “Guiné”, “Uma estrela”, “Djumbai di Povo”, “Paixão Criola”, “Tira Mão Da Minha Xuxa”; na evasão da sátira social tratada em “Sub-17”, “Brincadera D'Aós”, ”Rusga Di 7:30h”, “Nha Amiga”, “Indimigo”, “Caçabi Di Mundo”, entre outros e em tributos de reconhecimento interpretados em “Gardicimenti”, “Abraço a Manrré”, “Nha Rôseta”, ”Si Bu Sta Dianti Na Luta”, “Daty Vieira”, etc.
 Em suma, falar hoje dos “Tabanka Djaz”, é falar de um grupo guineense inovador, criador de um estilo próprio, inspirado no nosso “gumbé”, que cedo se divorciaria do comum e vulgar na música guineense mergulhada na abordagem da temática política e galgaria pelo caminho de sua própria força telúrica.  

Parabéns “Tabanka Djaz”! Parabéns Guiné-Bissau!

Bissau, 10 de abril de 2015
por: Carlos Vaz escritor, actor, cineasta e jornalista. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

DESPORTO NACIONAL A sétima edição dos jogos escolares iniciaram ontem

durante quatro dias os jovens vindos de todas as regiões do país terão oportunidades de mostrarem as suas qualidades em diferentes domínios nomeadamente o futebol onze e atletismo.
Presidindo a cerimónia de abertura no estádio vinte e quatro de Setembro ministro da presidência do conselho de ministros e assuntos parlamentares Baciro Djá afirma que não se trata só de descobrir talentos mas também de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos como um ser social.
Para a ministra da Educação Nacional Maria Odete Semedo, pretendem com os jogos fomentar a prática desportiva e intercâmbio sociocultural entre os jovens.
Por sua vez a presidente da comissão organizadora Paulina Mendes justificou a razão da escolha do lema, jogos escolares para uma mente sã como sendo "a relação de causa e efeito entre o desporto e a produtividade física e intelectual o ser Humano, pois não basta termos o dominio do conhecimento cientifico mas sim importante a saude".
Durante a sétima edição dos jogos escolares os jovens vindos de todas as regiões do país terão oportunidades de mostrarem as suas qualidades em diferentes domínios desportivos. 
por: Amadú Bari