domingo, 12 de julho de 2015

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO FMI APROVA PROGRAMA COM A GUINÉ-BISSAU

O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI), aprovou na sexta-feira, 10 de julho de 2015, a solicitação do Governo guineense para um programa trienal com o Fundo apoiado pela Facilidade Alargada de Crédito num montante de 23,8 milhões de dólares americanos. O Conselho concluiu ainda, favoravelmente, as Consultas de 2015 com a Guiné-Bissau ao abrigo do Artigo IV dos estatutos do FMI.
No final das deliberações, os Administradores  subscreveram a avaliação da situação económica e financeira da Guiné-Bissau apresentada pelos serviços do FMI e felicitaram as autoridades guineenses pela determinação em promover a estabilidade política e macroeconómica do país. No entanto, os Administradores concluem que a Guiné-Bissau continua confrontada com desafios sócio-económicos importantes e sublinham a necessidade de um engajamento constante a favor de políticas prudentes e de reformas completas.

O Conselho de Administração do FMI sublinha, ainda, a importância da disciplina orçamental  e da eficácia das despesas públicas e encoraja os esforços em curso das autoridades guineenses em reforçar a mobilização de receitas e a criação de um espaço orçamental adicional para suprir as necessidades importantes de desenvolvimento da Guiné-Bissau. Os Administradores evidenciam, sobretudo, a necessidade de reforçar a gestão das finanças públicas, nomeadamente os procedimentos da execução do orçamento e apelam à busca de progressos na reforma do sector de segurança.

António Nobre

Sem comentários:

Enviar um comentário