quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mussa Cande Presidente da associação dos moradores do bairro de Quelele apela higiene no bairro

O presidente da associação dos moradores do bairro de Quelele pediu aos moradores do seu bairro a evitarem de deitar lixos nas ruas assim como retirar areia nas mesmas.

Mais de quatro mil alunos do primeiro a terceiro ciclo da escola pública de quelelé começaram hoje as provas do último semestre do ano lectivo 2014/2015.

Em entrevista ao programa “ o saber” da nossa estação emissora, DOMINGOS OSSESSA presidente do conselho técnico pedagógico da escola declara que já estão criadas todas as condições para que as avaliações possam ter lugar na data marcada.

A saúde e educação são duas áreas de prioridade do administrador do sector de Prabis, região de Biombo.

Numa entrevista a nossa estação emissora JOAOZINHO CO assegurou que não podemos pensar no desenvolvimento sem ter bons hospitais e um ensino de qualidade…
por outro lado CO garante que a sua administração está empenhada na prevenção e saneamento do sector…
Entretanto o Representante Especial Interino do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão das Nações Unidas para a Resposta de Emergência contra o Ébola, está de visita no país. O objectivo da visita é fazer um balanço dos esforços de prevenção e preparação do país face a doença do vírus do Ébola (DVE), e verificar com o Governo como a ONU pode ajudar a mobilizar apoio.
Durante a visita, Peter Graaff irá reunir-se com altos dirigentes do Governo e seus parceiros, estando prevista uma visita ao centro de isolamento e de tratamento do Ébola no Hospital Nacional Simão Mendes.
Está também agendada uma visita a Cuntabane, um dos postos fronteiriços com a Guiné Conacri.
Até ao momento, não existem casos da doença do vírus Ébola na Guiné-Bissau. No entanto, o país continua em alto risco dada a sua proximidade com a Guiné Conacri, onde se registaram recentemente casos na Prefeitura  de Boké, próximo da fronteira com Guiné-Bissau.
Antes de ser nomeado para as actuais funções no UNMEER, Peter Graaf era responsável pela gestão da Crise do Ébola na Libéria. Ele traz à posição uma vasta experiência em assuntos internacionais de saúde, juntamente com diplomacia internacional, tendo servido extensivamente para a Organização Mundial de Saúde (OMS) em diversos países da África, Afeganistão e Haiti.

182 formandos da escola nacional de saude receberam hoje seus diplomas

na ocasiao ministra da saúde publica Valentina Mendes afirma que da que há três anos nenhuma estrutura sanitário do país estará desprovido de técnicos de saúde.
Para Maram Mané directora da escola nacional de Saúde, a sua instituição pauta na formação dos técnicos de saúde para servir melhor o país…
em nome dos finalistas Aissatu Queita considera que o acto mostra que juventude do país tem estado a crescer com a vontade de abraçar qualquer desafio para serve a pátria…
dentre 182 finalistas do ano lectivo 2014/2015 da escola nacional de saúde que receberam seus diplomas 77 e do curso de Enfermagem, 64 de Radiologia, 25 de Laboratório e 17 da Farmácia.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

MIDNA HOMENAGEADO EM CONSELHO DE MINISTOS

O guineense, bicampeão africano, vencedor de 30 medalhas africanas de Luta Livre, Augusto Midna foi ontem, dia 17 de junho, homenageado em Conselho de Ministros.
Com a permissão do Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, usou da palavra o Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, Tomas Barbosa que ao fazer o enquadramento do propósito em homenagear Midna, conclui que “é um mensageiro do povo da Guiné-Bissau, que vem levando o nome do nosso país bem longe”.
Igualmente falou o Presidente da Federação da Luta Livre, o Director-geral dos Desportos, o treinador e o homenageado.
O Chefe do Governo no fim solicitou o agendamento da discussão de um projecto que possa beneficiar todos aqueles que vêm contribuído com os seus serviços para o bom nome da Guiné-Bissau.





Carlos Vaz

quarta-feira, 17 de junho de 2015

ESTADOS UNIDOS QUER APOIAR À GUINÉ – BISSAU EM OUTRAS ÁREAS

embaixador James Peter Zumwalt, dos Estados Unidos, residente no Senegal e acreditado na Guiné-Bissau, em audiência com o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, reafirmou o apoio do seu país ao nosso país.
Foi ocasião para passarem em revista diversos aspectos ligados aos ramos de cooperação,  que vêm sendo desenvolvidos entre a Guiné-Bissau e os Estados Unidos da América.
À saída, o diplomata americano interrogado pela imprensa declarou, que veio a Guiné-Bissau primeiro para convidar o Chefe do Executivo guineense para a festa da independência nacional do seu país, que uma vez mais vai ser comemorada. Que aproveitou igualmente, o ensejo do mesmo para “felicitar o Primeiro-ministro pelo sucesso alcançado na Mesa Redonda.”  Insistiu mesmo, em repetir, que “disse ao Primeiro-ministro que o seu sucesso da Mesa Redonda muito se deve ao excelente programa de desenvolvimento apresentado, que convenceu os doadores em apoiar em massa.”
No encontro, James Zumwalt manifestou ainda o interesse do seu país em alargar a cooperação com o nosso país em outras aéreas, tais como: a saúde, a justiça e as forças armadas. Particularmente, em ajudar o Governo guineense no reforço de estratégias para combater a ameaça continua do ébola na região, aonde há bem pouco tempo se registou casos na vizinha Guiné-Conacri, muito próximo da Guiné-Bissau.

texto de Carlos Vaz

SIMÕES PEREIRA CONVIDA À JUVENTUDE PARA UMA SÉRIA REFLEXÃO

Ontem, dia 16 de junho, no Salão Nobre Victor Saúde Maria durante o ato de abertura da “II Sessão do Primeiro Atelier de Planificação Estratégico  do Sector da Juventude”, o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, convidou à juventude para “uma reflexão séria... que seja não só sincera, mas ... devidamente enquadrada na realidade.”  Referindo-se de que não vale à pena estar-se a criar ilusões, que depois ficam completamente defraudadas, mas sim o importar é desenvolver “mecanismos de responsabilização que façam a sociedade responder positivamente aos desígnios que lhe são colocados.”  

Encorajou à juventude a prosseguir com o exercício de mobilização, no sentido de encontrar uma estratégia adequada para fazer face aos problemas, que não podem ser vistos quase como um ato de caridade, porque ela “tem que fazer parte da nossa preocupação” e através estabelecimento de parcerias encontrar-se soluções. Pois, como tudo na vida, à juventude deve saber estabelecer prioridades, baseados em argumentos sólidos, que possam provar que um investimento é de facto um investimento e nunca uma despesa. Para isso, à juventude tem ser capaz de as enquadrar numa visão à médio e longo prazo que “permita as várias instâncias do nosso poder reconhecer a responsabilidade que têm de atender as ” suas “perspectivas...” Sendo a nossa sociedade muito jovem, os últimos dados mais de  60% da nossa população tem uma idade inferior de 35 anos, desta feita, a única forma de atender a nossa juventude é sermos capazes de dar resposta aos seus problemas, resolvendo questões que o aflige como o analfabetismo, a pobreza extrema, as taxas de saúde, criar oportunidades de emprego, etc. Enfim, saber como é que podemos inverter essa situação?

Assim, reconhecendo o contexto da fragilidade da nossa economia, diz parecer evidente que temos que apostar na prevenção e não na cura, privilegiando a comunicação, aonde à juventude obviamente está melhor posicionada para acompanhar as instituições de referência. Enfatizando que mais do que cumprir uma obrigação institucional à sua presença aí é para dar o seu “testemunho de disponibilidade... para juntos refletirmos... de forma séria e estruturada. Dizer sobretudo à verdade. Não colocar horizontes para amanhã assumirmos que não termos capaz de as cumprir. ”Contudo, “não podemos continuar politicamente a dizer que os sectores como à juventude representam a nossa prioridade” quando “a nossa disponibilidade para investir no domínio da juventude continua a ser residual.”
Questiona: aonde vamos tirar dinheiro para investir na juventudeEstamos de facto no momento certo, em junho, cerca de 5 ou 6 meses antes de começar a elaborar um novo Orçamento Geral de Estado de 2016. Por isso, este Atelier deve constituir o início de um debate sobre um orçamento que deverá suportar o sector e que todas as instituições estejam realmente implicadas, cuja ambição é atingir paulatinamente a meta de referência sub-regional de 35%  e progressivamente atribuindo ao sector social a nossa prioridade. Mas isso, não pode ser vista como uma exclusiva responsabilidade do governo, também está nas mãos da juventude, que tem a capacidade de ser uma força de pressão e conclui dizendo: “Exijam de nós não só um pronunciamento sério, mas um compromisso firme.”  Termina assegurando de que foi isso que “vim aqui dizer que tenho essa disponibilidade de discutirmos para no final sermos capaz de apresentar de forma transparente qual é a tradução que vamos fazer desse nosso engajamento.”

Tomaram parte neste evento, o Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, o Assessor do  Presidente da República para área da Juventude, a representante da FUNAP,  os Conselheiros do Primeiros-ministros e o Presidente do Instituto da Juventude.






texto e imagem de Carlos

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Todos e juntos podemos melhorar a saúde da população Guineense, dando regularmente sangue- Valentina Mendes.

Sob lema obrigado por salvar minha vida o mundo celebrou ontem o dia do doador de sangue.
Na sua alocução alusiva a data Valentina Mendes Ministra da Saúde pública frisou que dar sangue é importante, pois, a transfusão salva vidas e melhoram a saúde; lembrou que a indisponibilidade de sangue pode levar a morte e tornar crónicas certas doenças pelo que lançou um vibrante apelo aos técnicos de saúde em particular afectos ao serviço nacional de sangue a velarem pela segurança e qualidade do sangue, tendo assegurado que a tutela tudo fará para criar condições necessárias mínimas para que isso aconteça.
A titular da pasta de saúde disse reconhecer a vontade, disponibilidade, prontidão e sobretudo heroísmo da associação guineense de dadores voluntários de sangue “AGUIDAVS”, que continue a dar sangue pois, muitos pacientes com necessidades de transfusões não têm acesso a sangue seguro no momento adequado principalmente nas zonas rurais.

Catorze de Junho é instituído com o intuito de aumentar a consciências da necessidade de componentes sanguíneos e agradecer todos os doadores as suas dádivas voluntárias, benévolas e regulares, assim como reconhecer as suas importâncias e contributos em salvar vidas e melhorar a saúde e igualdade de vida dos doentes.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

de nada valeu a Guiné-Bissau o decreto lei que proíbe a importação, fabrico, comercialização, utilização de sacos de plástico.

Resíduos sólidos urbanos têm sido uma das preocupações de maioria de Estados no mundo contemporâneo e a Guiné Bissau não constitui excepção, de entre diferentes resíduos nocivos a sustentabilidade ecológica e ambiental, o saco de plástico, pilhas e vidros constitui preocupação e efeitos incalculáveis, para os países em desenvolvimento, mas no entanto, vamos dedicar essa nossa observação ao “fenómeno saco plástico” que devido a sua rápida propagação e tardia decomposição, se tornou em ameaça ecológica.
Nos primeiros momentos o uso de sacos plásticos representava um sinal de desenvolvimento e facilidade em embalar e transportar produtos de pequena, media e até de grande porte, o que se entendia como bem-estar social na urbi e com o tempo nas aldeias mais longínquas.
Esse hábito de uso, proliferador e facilidade de obtenção de plástico, devido o seu variado tamanho e formato e ainda o custo acessível para todos em todas as partes. Na Guiné Bissau até meados dos anos noventa, o uso excessivo de sacos de plástico não era habitual, pois os modelos de sacos plásticos que havia na altura era reutilizável num longo período e em diversas vezes, por além disso, era usual que cada família tenha cesto para compras de legumes, frutas e produtos de cozinha e uma espécie de bolsa (saco de tecido) que servia para portar pães, quando do abastecimento e compras do mesmo.


De ano 1990 para ca, tem-se notado um recou em manter tais hábitos conservadores ambientais, em detrimento do uso de sacos de plástico que devido a sua abundancia e fragilidade não é reutilizado e é consequentemente deitado ao solo, o que tem constituído uma preocupação das autoridades e seus parceiros de conservação ambiental.

Não só o solo através de infertilidade das plantações e consequente diminuição de produtividade nas colheitas, a saúde e vida animal também é posta em risco, por consumo de plástico, igualmente a sustentabilidade da biodiversidade marinha não foge a regra, por despejo de resíduos sólidos urbanos, sobretudo, sacos plásticos nos rios e zonas costeiras.
A.T.S 

A Presidente da Assembleia da República de Portugal estará de visita oficial à Guiné-Bissau, entre 16 e 19 de Junho

A convite do seu homólogo, Cipriano Cassamá, Assunção Esteves presidente da assembleia portugues mantera encontros com as mais altas entidades do país e contactos com projetos de cooperação, estando previsto o seu discurso na Assembleia Nacional Popular, a 18 de Junho, onde no dia seguinte sera assinado um protocolo de cooperação entre os dois parlamentos.
Durante o periplo Assunção Esteves avista-se com o Presidente da República, ANP, Primeiro-Ministro, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas.
esteves contactará ainda com projetos de cooperação, estando previstas, visitas à Escola de Djoló – uma escola financiada pela ONG Afetos com Letra –, à Faculdade de Direito de Bissau e à Comissão Nacional de Eleições.
Assunção Esteves presidirá igualmente à cerimónia de entrega de dois contentores frigoríficos, oferecidos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, com medicamentos e outros materiais destinados a prevenir e combater o ébola, numa sessão que contará com a presença da Ministra da Saúde e do Presidente do INEM. Visitará também o Navio Patrulha Português Figueira da Foz, ancorado no Porto de Bissau e prestará homenagem a Amílcar Cabral, participando em cerimónias no Quartel de Amura e em Bafatá, onde nasceu o líder político.
A delegação parlamentar que acompanha a PAR é composta pelos deputados Ester Vargas (PSD), Paulo Pisco (PS), Abel Baptista (CDS-PP), Diana Ferreira (PCP) e José Luís Ferreira (PEV).
Segundo uma nota da Assessoria de imprensa da Assembleia da república de Portugal.