quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A greve decretada pelo SINDEPROF é ilegal disse Odete C. Semedo M.E.N numa conferencia de imprensa hoje

A ministra da educação nacional Maria Odete Costa Semedo afirma que a greve decretada pelo Sindicato democrático de professores é uma greve sem cabimento, pois o referido sindicato não tem razão e o que reivindicam não faz parte do mandato da mesma. Semedo explica que a diuturnidade é direito somente dos professores efectivos e quadros do ministério, não aos contratados/novos ingressos classe que a SINDEPROF representa.
Segundo a Ministra a diuturnidade é um bónus dado aos professores com mais de cinco anos de função e mérito reconhecidos.
A titular da pasta da educação pediu ao sindicato que se reconsidere pois o momento é de procura de consensos para construção da nação e busca de paz social entre os actores do sistema. Quanto ao pagamento de diuturnidade para todos funcionários do ministério da educação, isso cabe ao governo não ao ministério por si só e pediu seriedade nas reivindicações, caso contrário os professores que aderirem a greve podem ser postos na regra de requisição civil pois a greve pode vir a lesar muitas pessoas. Tendo confirmado que já estão em pagamento a diuturnidade aos professores que têm esse direito assim como atrasados salarias isso baseado no acordo do governo com o Banco mundial.

Odete Semedo considerou ano dois mil e quinze como ano de maior batalha para o bem do sistema, e assegurou que há muito que tem tido a tentar falar e regularizar os centros de formações enceradas por não apresentarem condições condignas de dar formações médios e superiores principalmente na área de medicina que considera mesmo de caus. 

por: Amadú Tidjane
  

Sem comentários:

Enviar um comentário