segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Guiné - Bissau PR de transição reúne-se com militares e forças políticas


O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, está reunido hoje (segunda-feira) à tarde na Presidência da Republica com presidente do Parlamento, o Governo, as chefias militares e um grupo de partidos que apoiam a transição.        

Ainda com os jornalistas dentro da sala de reuniões da Presidência da Republica, o Presidente Serifo Nhamadjo avisou aos presentes que o encontro poderá terminar tarde uma vez que só acabará quando forem encontrados consensos.

"Se for preciso ficamos aqui até à meia-noite, mas temos que encontrar consenso", afirmou o Presidente de transição guineense. 

Os jornalistas foram convidados logo a seguir a abandonar a sala de reuniões, não tendo sido divulgado o assunto de discussão. Apenas foi dito que no final um porta-voz fará o anúncio das conclusões. 

Inicialmente a reunião foi anunciada como sendo entre o Presidente Serifo Nhamadjo e os partidos signatários do Pacto e Acordo de Transição (instrumentos pelos quais se regem as autoridades de transição), mas de facto está a ser presenciada por outros protagonistas, nomeadamente o Primeiro-ministro, Rui de Barros, e alguns ministros, bem como as chefias militares e o presidente do Parlamento, Sori Djalo. 

Os partidos signatários do Pacto de Transição (uma espécie de mini constituição adoptada desde o golpe de Estado de 12 de Abril) contestam a eleição pelo Parlamento do juiz do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Rui Nené para o cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).  

Na semana passada depositaram no STJ um pedido de impugnação da eleição de Rui Nené, afirmando ter-se tratado de uma decisão contrária ao espírito do Pacto de Transição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário