sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Legislativas realizam-se em Maio de 2013 na Guiné-Conakry


As eleições legislativas deverão ter lugar na Guiné a 12 de Maio próximo, anunciou numa declaração feita à Rádio Televisão Guineense (RTG), o presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), Bakary Fofana, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros durante a transição em 2010, citado hoje pela Pana.

Membro da sociedade civil eleito recentemente na liderança da CENI paritária, Fofana apelou a classe política a dar "o seu apoio total" à sua estrutura que, segundo ele, "continua determinada a organizar eleições transparentes e credíveis" para pôr termo à transição iniciada em 2008, após o golpe de Estado consecutivo à morte do Presidente Lansana Conté.

Fofana indicou que uma comissão ad hoc vai brevemente efectuar a revisão das listas eleitorais em todo o território nacional, mas não disse se a questão do operador técnico, o sul-africano "Waymark", que constitui a poma de discórdia entre o poder e os partidos políticos da oposição foi resolvida.

Partidos reunidos no seio da Aliança para a Democracia e Progressos (ADP) e os do colectivo dos partidos para a finalização da transição denunciam a manutenção do operador técnico sul-africano, alegando que ele é parcial.

A imprensa local revelou recentemente a existência dum braço de ferro na CENI entre representantes dos partidos que denunciam a "Waymark" e os do circulo presidencial que, por seu turno, o apoiam.

Na sua nova configuração, a CENI é composta por 25 comissários, incluindo 10 da oposição, 10 do circulo presidencial, três da sociedade civil e dois da administração.

Sem comentários:

Enviar um comentário