sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Presidente do parlamento lembra que governo de transição não foi eleito


O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Ibraima Sory Djaló, lembrou quinta-feira aos membros do governo de transição que não foram eleitos pelo povo, ao contrário dos deputados, noticiou a Lusa.   

 
"Se este governo entende que por não ser de legislatura vai penalizar o parlamento, isso pode custar-lhe caro. Isso que fique claro, porque não estamos aqui numa brincadeira. Este governo não foi eleito, enquanto nós (deputados) fomos eleitos pelo povo deste país", notou Sory Djaló.   

 
O presidente do parlamento guineense fez a advertência ao responder a uma interpelação de um deputado da bancada maioritária sobre o facto de a Rádio Nacional (emissora estatal) não estar a cobrir os trabalhos da sessão plenária do parlamento.  

 
"Há pessoas que lutaram para derrubar este parlamento mas que não o conseguiram, mas agora querem tentar outras vias. Estejamos preparados. As leis deste país são feitas nesta casa. Que cada um assuma as suas responsabilidades. Isto é claro. Já estou a perceber o que certas pessoas andam a tramar contra este parlamento", afirmou Djaló, sem especificar de quem falava. 

 
As afirmações de Sory Djaló seguiram-se à intervenção do deputado Lúcio Rodrigues do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que firmou que há uma atitude deliberada da Rádio Nacional em não transmitir os debates no parlamento.  

 
"No âmbito do serviço público, a Rádio e a Televisão têm a obrigação de cobrir todos os assuntos de que o povo deve ser informado. A lei diz que a Rádio Nacional é obrigada a cobrir todos os trabalhos em sessão plenária do Parlamento, mas isso não tem estado a acontecer", disse Lúcio Rodrigues. 

 
O deputado Soares Sambu, também do PAIGC, invocou o regimento parlamentar para esclarecer que só em dias de debates do programa do Governo ou Orçamento Geral de Estado é que a Rádio Nacional deve dar uma cobertura integral dos trabalhos no Parlamento.  

 
A Guiné-Bissau está a ser gerida por um governo de transição na sequência de um golpe de Estado ocorrido em Abril passado. A Assembleia Nacional esteve diversos meses parada por desentendimento entre os dois maiores partidos, o PAIGC e o Partido da Renovação Social (PRS), que finalmente se entenderam no mês passado. 

 
Sory Djaló pertence ao PRS, o maior partido da oposição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário